Papo de Terreiro: DOCUMENTÁRIO: Um vento sagrado - Prof. Agenor Miranda

DOCUMENTÁRIO: Um vento sagrado - Prof. Agenor Miranda

Documentário: Um Vento Sagrado - 2001

Título: Um Vento Sagrado

Gênero: Documentário
Lançamento: 2001
Duração: 93 min
Direção: Walter Pinto Lima
Texto: Ildázio Tavares
Narração: Othon Bastos
Realização: Governo da Bahia através do Faz Cultura
Participação: Gilberto Gil, Muniz Sodré (sociólogo), Reginaldo Prandi, Antonio Olinto, Alessandra Negrine, Camila Amado, Bel Kutner, Fernando Pinto, Ingrid Guimarães








INFO:
A História a visão e os relatos de Agenor Miranda Rocha - Figura suprema do Candomblé no Brasil. A Colonização e Escravidão, a reunião de dois continentes a muito tempo separados, a Religião africana e o culto aos antepassados, A Ética e a essência do Candomblé, O Amor aos Orixás, a vaidade e o cuidar dos outros, A posição perante os sacrifícios e matanças de animais, Agenor e sua amizade com Cecília Meireles.
Anisio Teixiera e sua posse na direção do INEP, Metodologia de ensino e Reforma Pedagógica proposta por Anisio e abordada por Agenor.
Agenor públicou os livros "Poemas Infantis", em 1999, e "Oferenda - como a flor que se oculta entre as folhas", em 1998 e alguns poemas são recitados. Imagens e cenas históricas de Salvador e do Rio de Janeiro, de terreiros de festas, das cidades são mostradas. Roteiro poético, documentário exclente como fonte de pesquisa sobre o Candomblé.































parte 1



parte 2