Papo de Terreiro: Tradição do candomblé yoruba

Tradição do candomblé yoruba



Olá meus Irmãos! Bora pra mais um Papo de Terreiro? E o assunto agora é:

Tradição do candomblé yoruba

Por.Alef de oxaguian


Aqui abaixo descrevo um pouco sobre a tradição do candomblé keto da Bahia.

Tudo começou por princípio do ceculo xix quando aqui no brasil chegaram princesas africanas trazidas de reinos yorubas como keto oyo abeokuta osogbo ile ife e save trazendo com elas suas culturas africanas de terras yorubas.

Com elas vinheram os cultos dos orixás também com elas vinheram inúmeros sacerdotes também yorubas que ajudou com a construção do candomblé no Brasil.

O nome delas são iya adeta iya akala iya nasso e os sacerdotes foram tio bamboxe obitiko, babá assika e muitos outros que seus nomes se perderam com o tempo.

A princípio o culto aos orixás era extremamente proibido a ponto de acontecer prisões torturas e até mortes causadas pelas autoridades daquela época pois a única religião aceita na época era o catolicismo a ponto de tratar a religião yoruba como culto pagão adoração a satã. 

Eram condenados a prisão aqueles que fossem pegos cultuando orixás. 

Daí então os negros se juntaram e fizeram confrarias mor.

E os de origem yorubas se reuniam aos fundos da igreja da barraquinha para faser seus cultos voltados para os deuses yorubas sicretisando com os deuses católicos pois fingiram cultuar Santos católicos daí surgiu a forma de expressão qual o seu Santo?dando origem ao sincretismo religioso ex.Santa Bárbara é iansan são Gerônimo é xango. 

Logo as princesas foram despejadas da barraquinha pois tinham que faser a reforma daquele bairro .

Quando reunidas na barraquinha chamavam aquele espaço de ile axé ayra  intile depois foram transferidos para a atual Av.Vasco da Gama no engenho Velho da federação em Salvador Bahia Brasil e lá recebeu o nome de ile axé iya nasso oka dando principiu ao primeiro terreiro de candomblé de nação keto do Brasil. 

Iya nasso ates de ir embora novamente para conviver em sua terra de origem e lá  veio a falecer deixando em seu lugar a sua escrava alforriada Marcelina da Silva oba tossi que tinha duas filhas chamadas Maria Júlia Conceição e Maria Júlia Figueiredo e daí deu - se continuidade ao candomblé da casa Branca do engenho Velho da federação. 

Neste terreiro somente são  iniciadas mulheres os homes recebem o cargo de ogam não a se quer um homem iniciado como elegun naquela casa de culto aos orixás. 

Lista de sacerdotisas que ocuparam o cargo de iyalorixa daquela casa.

Foram elas:

Iya nasso
Iya oba tossi
Iya Maria Júlia Figueiredo
Iya ursulina Figueiredo
Iya maximiana Maria Conceição
Iya Maria Deolinda dos Santos
Iya Marieta Vitória Cardoso recentemente desaparecida
Iya altamira Cecília dos Santos.

Esta casa e a matriarca de todas as outras de tradição keto ligada extremamente a esta. 

Ex.ouve uma disputa após o falecimento de Marcelina oba tossi.

Esta disputa foi feita entre Maria Júlia conceição e Maria Júlia Figueiredo para ver quem iria permanecer iyalorixa da casa Branca a casa ficou para a substituta legal que tinha o cargo de iyakekere Maria Júlia Figueiredo então afastou - se Maria Júlia Conceição  com demais membros desse axé e também no engenho Velho fundou o terreiro do gantois o ile omi ase ya masse casa da famosa mãe menininha do gantois deixando em seu lugar a iyalorixa mãe pucheria. 

Esta casa somente assume o posto de iya lorixa descendentes direta de Maria Júlia Conceição.
Lista de sacerdotisas do gantois:

Maria Júlia Conceição.
Mãe pulcheria
Maria da Glória Nazaré
Mãe menininha do gantois
Mãe Cleuza Millet
Mãe Carmem. 

Essa casa também deu origem a muitas outras também quebrando o tabu de não iniciar homens.

Também outra casa foi fundada após outra discussão a qual mãe aninha obabii iniciada por oba tossi afastou - se e fundou o ile axé opo afonja em 1908 no Rio de Janeiro e em 1910 na Bahia.

Lista de sacerdotisa do ile axé opo afonja:

Mãe aninha oba bii
Mãe bada de oxalá
Mãe senhora de oxum
Mãe ondina

E a atual iya lorixa mãe Estela de Oxóssi. 

Os candomblé de tradução yoruba tem como título candomblé de nação keto essas casas de axé tem o título de candomblé Keto de tradição jeje nagô trazidos do Benin e Nigéria.

Curtiram? deixem suas opiniões e Não esqueçam de curtir a nossa página -> Papo de Terreiro e mantenha-se atualizado sobre nosso conteúdo!

Ouça nossa Rádio--> www.papodeterreiro.radio.br , Lá você pode baixar o app para celular e acompanhar com tranquilidade nossa programação no seu celular. 

** Lembre-se, nosso conteúdo não é a verdade absoluta, é apenas uma fração dela. **

forte abraço!

Babalorixá Oríosè


Asé!