Papo de Terreiro: ELENINI - O NOSSO GRANDE INIMIGO

ELENINI - O NOSSO GRANDE INIMIGO

 


ELENINI - O NOSSO GRANDE INIMIGO

Por Awofa Ifakemi Miguel 

FALAR DE ELENINI É FALAR DE UMA FORÇA TÃO ESPECIAL, MAS RARAMENTE MENCIONADA, MAIS POR MEDO DO QUE RESPEITO.

Existem vários níveis de poder, onde ELENINI tem uma participação muito especial.

Os "AJOGUN". 

Os Ajogun são forças malignas. Muitas vezes é simplesmente traduzido e citado como "inimigos da humanidade", referindo-se a perda, a morte, a doença, etc...

Encontramos em outro conceito, os quais chamaram "ELININI", e que em parte está no nível dos "AJOGUN”.

Mas como poderemos expressá-lo?

ELININI é uma força gerada e perpetuada pela natureza finita dos seres humanos. Um conceito um pouco diferente, porque é basicamente a idéia da nossa cultura tradicional.

Se olharmos para a perda, doença ou qualquer manifestação negativa, dependendo do que Ifá nos diz, podemos, então, estar a olhar para as coisas feitas pelo homem, e podendo corrigi-los, se assim a pessoa o quiser. 

ELININI é um acúmulo de forças negativas, que poderia ser definido como os budistas fazem quando se referem a "karma". 

ELININI tem um impacto negativo e severo, que é gerado pelo pensamento negativo, nas pessoas negativas que estão incentivando esse estado, e gerado na mesma pessoa. 

O sagrado ODU IFA-OBARA ÒKÀNRÀN, declara nos seus ensinamentos, "as cinzas no rosto dos desafortunados."  ELININI e AJOGUN são as cinzas. 

ELENINI é o inimigo, o falso testemunho e o adversário que está ao redor de uma pessoa. E Deus nos lembra do incômodo, a desunião, a discordância... Em suma, tudo negativo. 

ELININI existe no físico e metafísico, mas é como o ar, apenas o sentimos. Ele está lá, mas não o vemos, e quando ele chega ou quando está deixando o caos, prejudica a mente desengonçada. 

É ELENINI a divindade mitológica da desgraça e do obstáculo, enviado por Eledumare para aniquilar as divindades que se mantiveram no Aye com um mau comportamento. Em parte, outros aspectos do ser, interior da pessoa como depósito. 

ELENINI ocupa o cerebelo, a partir do qual executa ações contrárias à verdadeira vontade do homem. O faz agir erradamente, com ações malignas atribuídas a ele ou com associações do mal. Mas não é nenhum Orisa que se cultua, pois é baseado no desconhecimento. 

Em outros testes, ELENINI representa a totalidade ou Ayew Ibis, ou seja, todas as forças negativas ou mal. 

ELENINI não é ESU, ou Orisá. ELE É O GUARDIÃO DO SALÃO PRINCIPAL DE ELEDUMARE.

Seria, a grosso modo, como um “leão de chácara”, que existe para mostrar que não se pode entrar no salão da DIVINDADE maior, por ser impuro, desregrado, promiscuo, sem ética e sem moral. Ele atrai você para armadilhas, para realizar atos maldosos e perder totalmente a sua noção de dignidade, mostrando que nós não podemos partilhar do sagrado, e assim, retornar a reencarnar tantas vezes quanto necessárias para cumprir nossos objetivos de CARÁTER. Por este motivo é que IWÁ é uma das coisas mais sagradas entre os povos Yorubá.

ORI E ELININI residem no cérebro e no cerebelo, respectivamente. 

SUGERE-SE QUE, APENAS ORI TEM A FORÇA PARA SUPERAR OU CONTROLAR ELININI E IMPEDIR A SUA INFLUÊNCIA E TOMAR A PESSOA POR UMA ROTA DIFERENTE, ESCOLHIDA ANTES DO NASCIMENTO. 

ELENINI não recebe culto na Nigéria ou em qualquer outro lugar, porque só se combate a ELENINI cultuando ORI e “praticando” o bom caráter (IWÁ RERE). Portanto, não são as OFERENDAS de qualquer tipo que anula a ação de ELENINI. UMA DAS SOLUÇÕES É EVITAR INDIVÍDUOS QUE TENHAM OU SOFRAM DESTE ATAQUE PARA NÃO ASSUMIR SUAS POSIÇÕES, BEM COMO LOCAIS ONDE ESSAS PESSOAS ESTÃO, E QUE PODEM NOS INDUZIR A SEGUIR O MESMO CAMINHO: O DO ATO ERRADO.

ELININI pode ser detectado precocemente. Pode ser tratado, mas não curado.

SE O ELININI ENTRA NA FASE FINAL, OU SEJA, NO SOBRENATURAL, ENTÃO A PESSOA ESTARÁ EM APUROS. 

ELININI é muito democrático por não discriminar nenhuma pessoa ou posição. O sinal de sua presença é invisível e especialmente para os não iniciados, torna-se um estigma. 

Os membros da família, especialmente os amigos mais próximos podem ser os portadores do mal, sem estar consciente disso. 

ELININI falseia os fatos e quando a pessoa percebe, é tarde demais. A pessoa começa a perceber o que está acontecendo, mas é impotente. Não haverá intercessão mística, e a qualquer momento a pessoa poderá morrer, ou ainda matar, na pior das hipóteses, caso contrário, será condenado a um inferno pessoal marcado pela derrota, fracasso, desregramento, promiscuidade e ostracismo.

NA MAIORIA DAS VEZES, SÃO QUESTÕES DE SEGUNDOS QUE NOS FAZEM SER MAUS.

VIDE OS CASOS RECENTES DOS “NARDONE”, OU O MAIS RECENTE, O RAPAZ “LINDEMBERG”.

E TODOS OS DIAS TÊM ACESSO A CASOS DOS MAIS ESTAPAFÚRDIOS E HORRENDOS QUE OCORREM:

FILHOS MATANDO PAIS, AVÓS, ESTUPROS DE CRIANÇAS, E EM SUA GRANDE PARTE, POR PESSOAS SEM NENHUM ANTECEDENTE CRIMINAL. Mas agora, com os avanços da ciência, ELININI está centrada em certos tipos de transtorno mental, doenças ou síndromes mentais e comportamentais, ao contrário de pessoas que gozam de uma boa saúde mental. 

Em geral, causam sofrimento e prejuízo em importantes áreas do funcionamento mental, afetando o equilíbrio emocional, o desempenho intelectual e ajustamento social. 

Através da história e das culturas, têm descrito diferentes tipos de transtornos, apesar da imprecisão e as dificuldades de definição. Até tempos relativamente recentes, a loucura não era considerada uma doença, mas uma questão moral, bem como o fim da depravação humana, ou ainda uma maldição, casos espirituais ou possessão demoníaca. 

Após um início tímido, no século XVI e XVII, a psiquiatria passou a ser uma ciência respeitável. Em 1790, Philippe Pinel (médico parisiense que decidiu retirar as cordas do doente mental) introduziu uma perspectiva psicológica e começou a fazer objetivos estudos clínicos. A partir de então, e desde que se iniciou o trabalho nos centros especializados, se definiriam os principais tipos de enfermidades mentais e suas formas de tratamento. Em todo ELININI, chega a este tipo de situação. Porém, se a pessoa não deseja educar sua situação, então estará seriamente afetado a um grau clínico real, e para todas essas situações, Ifa nos dará as soluções.

ELENINI tem um único e exclusivo objetivo, que é o de frustrar as intenções de nossa Ori. 

ELENINI é interpretado e chamado como “O SENHOR DOS OBSTÁCULOS".  O Senhor dos obstáculos foi criado em harmonia com nós mesmos.  Esta força seria para nós, a significar as provas do julgamento a utilizar em nossas vidas, evitando os diversos e variados obstáculos colocados antes de nós. Por isso nos obrigaria a média das provas de bom senso para usar em nossas vidas, evitando os muitos e variados obstáculos colocados diante de nós. 

Para vencer e derrotar ELENINI, devemos reforçar o caráter e viver na realidade constante, apegados a nosso Ori, única Divindade que realmente nos ajudará a realizar nosso destino. Se decidirmos constituir um bom caráter, sem ego, sem malicia, com a verdade, evitando os IBI (negativo – como excessos de bebidas, drogas, relacionamentos promíscuos, lugares onde essas ações imperam, e amizades nocivas), como já citei, sempre ao lado de nosso ORI, no sentido comum, obedecendo seus mandatos, cumprindo e aceitando o que IFA nos aconselha, estaremos vencendo as barreiras impostas por esta entidade em nossas vidas, e este vencimento de barreiras fará com que nós possamos construir um melhor caráter. Esta construção do caráter acarretará num crescimento forte, que nos fará cultivar o bem, não só para vencer as provações e tribulações, mas para ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Na verdade, Ifa freqüentemente nos ensina que, para alcançar nossos objetivos, teremos que vencer ELENINI.