Papo de Terreiro: junho 2018

Quem Somos?

Quem Somos?







Este Projeto Nasceu em Junho de 2011. No começo era um tímido Blog mas com grande objetivo, o de transmitir o máximo de conhecimento, com o objetivo de fornecer conhecimento de uma forma universalista, livre de dogmas, julgamentos e tabus. Visando o engrandecimento da nossa religião. Naquela época poucos eram os blogs sobre o tema, e raros sobreviveram até hoje.

Com o advento das redes sociais, foi criado uma página no facebook, a Papo de Terreiro, que logo cresceu sem uma campanha sequer para angariar simpatizantes.

A partir daí, Nasceu a Rádio Papo de Terreiro que tem o mesmo objetivo do projeto inicial:-A transmissão de esclarecimentos Sobre nossa Religião.

A Rádio Papo de Terreiro se propõe a trazer até você a melhor qualidade em conteúdo Religioso Afro-Brasileiro do país. Aqui você entra no clima se divertindo com a gente e com nossa programação que é exclusivamente dedicado ao melhor ouvinte do mundo: você!

E não é só isso. O blog em junção com a Rádio traz conteúdos como: artigos, notícias, eventos e informações relacionadas com a espiritualidade, fornecendo ainda mais possibilidades de estudo e aprendizado aos nossos ouvintes.  Atualmente, o site é acessado por mais de 68 países.

É por isso que a nossa maior alegria é ter você como amigo(a), portanto com enorme satisfação viemos lhe agradecer:

Obrigado pelo carinho e sua audiência.

Babalorixá Oríosè e Familia Papo de Terreiro.

Preto Velho no terreiro - Cilindro / Tema instrumental -1900

Preto Velho no terreiro - Cilindro - Tema instrumental - 1900




"Preto Velho no terreiro" talvez seja a música mais antiga encontrada em nossas pesquisas na qual é citado um tema relativo ao imaginário de terreiro.



O cilindro de onde a gravamos possuía a data de 1900, e não havia nome dos compositores nem dos músicos. É uma faixa surpreendente e estranha, pois trata-se de uma peça instrumental com piano e acordeon, bem ao estilo da época, que era influenciada musicalmente pela cultura musical da França. 


 Ouça o áudio


Rótulo interno do cd


O ouvinte atento perceberá que os baixos do piano estão baseados numa sequência cheia de intenções em 2/4, muito próximo dos batuques e lundus do período. Após gravarmos de um fonógrafo original, salvamos o áudio e o limpamos para que mais essa peça da música do imaginário de terreiro pudesse ser ouvida novamente.






Para apenas ouvir esta raridade, clique na Imagem abaixo:

 Ouça o áudio


Para Fazer Download, clique na Imagem abaixo:

 Download do Áudio em Mp3




fonte: acervo estrela verde